quarta-feira, 7 de setembro de 2016

AMANHÃ, TEM... TEATRO NA MARGEM (dia 08, às 13h30)
Venha assistir o espetáculo 'CAROLINA'S' na Escola Parque Cidadã Vila Páscoa. Entrada gratuita.
A Voeverá Companhia de Teatro conta a história de Carolina Maria de Jesus, escritora brasileira, que relatou em seu diário e livros a dura poética das pessoas que vivem à margem da sociedade. Descoberta pelo jornalista Audálio Dantas (em 1958, na Favela do Canindé - SP), Carolina e seu diário de uma favelada 'Quarto de Despejo' tornaram-se um hino de luta de mulheres guerreiras que lutam por seus sonhos. E dia 09 de setembro de 2016, a Voeverá realiza a Oficina de 'Sensibilização ao Teatro, aberta à participação da comunidade.





segunda-feira, 5 de setembro de 2016








VOEVERÁ COMPANHIA DE TEATRO


"Homem livre, tu sempre gostarás do Mar"
Charles Baudelaire


Fundada em 1987, em Chapecó, Santa Catarina – Brasil, a VOEVERÁ COMPAHIA DE TEATRO afirma-se através de uma linguagem de caráter contemporâneo e multidisciplinar, investindo na experimentação e na pesquisa de diferentes linguagens e na circulação de suas produções; visando à expansão de metodologias de produção estética do teatro.

A Companhia mantém um repertório de espetáculos sobre temas da atualidade e investe a cada montagem no estudo de formas e linguagens diferentes buscando o aprimoramento técnico e artístico constante de seus integrantes. Desenvolve um trabalho de reflexão e investigação, cuja ação teatral se multiplica transversalmente em criação, formação e promoção; seguindo duas principais linhas orientadoras: o TEATRO ARTESANAL e PARA TODAS AS IDADES E CULTURAS.

Fundindo tradição com inovação, debruça-se essencialmente sobre o homem contemporâneo e sua condição existencial, em face de uma ideia de progresso e à conseqüente transformação da sua identidade, das suas memórias afetivas e culturais.

Para além das criações, desenvolve atividades pedagógicas de formação e projetos artísticos com a comunidade local/regional e outras entidades e instituições.

Com mais de 20 produções teatrais realizadas desde a sua fundação, tem-se feito representar por todo o país, marcando a presença em inúmeros festivais, eventos de múltiplas linguagens, projetos, ações e iniciativas culturais. Dentre as montagens, destacamos:

  • Vem Buscar-me Que Ainda Sou Teu, de Carlos Alberto Soffredini (1990);
  • O Incêndio, de Jorge Andrade (1994);
  • Labirinto de Januário (1995) e A História do Barquinho (1998), de Ilo Krugli;
  • O Pássaro do Poente, de Carlos Soffredini (2001);
  • As 4 Chaves, de Ilo Krugli (2004);
  • Os Saltimbancos, de Chico Buarque (2008);
  • A Caravana da Ilusão, de Alcione Araújo(2009);
  • O Contrabaixo, de Patrick Suskind (2010);
  • A Última Gravação (2012), de Samuel Beckett;  
  • Laurel e Hardy vão para o céu (2013), de Paul Auster; entre outros.
 Com uma estrutura de atores, técnicos e colaboradores tem levado o teatro a festivais, praças, cidades, salas, e também a escolas, bairros e comunidades, atraindo em sua trajetória o reconhecimento da crítica e o aplauso do público.

Para além das suas funções específicas, tem tido um papel de agente cultural e artístico na região no oeste de Santa Catarina; um envolvimento efetivo e permanente com as instituições, as escolas, jovens e adultos, através de diversas iniciativas e projetos de formação e sensibilização cultural de novos públicos.